LOUCOS POR MOTOS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

GRUPAMENTO TÁTICO DE MOTOCICLISTAS DA PMERJ-GTM

      O GTM é uma Unidade Operacional Especial da Polícia Militar do Estado do Rio da Janeiro, e faz parte do Batalhão de Polícia de Choque.Foi criado em abril de 2002, para fazer policiamento com o uso de motocicletas.

As motos

      As motocicletas são muito importantes no policiamento ostensivo. Pela maior versatilidade e mobilidade, são capazes de chegar com rapidez nos locais onde os carros, presos no congestionamento, não conseguem atingir. E têm mais agilidade para inibir ações praticadas por criminosos pilotando motos.


     No passado o GTM utilizou as motos NX 4 Falcon da Honda (400 cc) CB 600 F Hornet Honda (600 cc) e atualmente realiza suas operações com as Harley Davidson Road King Police (1690 cc),  XT (660 cc), XJ6 (600 cc) da YAMAHA,além de uma Honda TRANSALP (700 cc) (ainda em teste)

 

 

Cursos

     O GTM realiza dois cursos, o CFOMES (Curso de Formação de Motociclistas de Escolta e Segurança) e o CATEM (Curso de Ações Táticas em Moto patrulhamento).

O CFOMES tem como característica principal dotar o policial militar de conhecimentos relativos a escolta (de presos, de eventos desportivos, de valores e principalmente de autoridades) sendo muito exigido no curso a habilidade com a motocicleta o racíocinio rápido para resolução de problemas, além do conhecimento de itinerários, características essencias de um BATEDOR (motociclista de escolta).

O CATEM voltado para o moto patrulhamento tem como missão principal passar ao policial militar a técnica de patrulhamento em grupo com garupa (3 motocicletas com 4 componentes) além de outras instruções como a de técnica de pilotagem off road, habilitando o aluno a andar em qualquer tipo de terreno. Essa técnica de moto patrulhamento com garupa já é utilizada em diversos estados da federação.

Missões

       O GTM atualmente age em 3 frentes distintas, todas ligadas ao motopatrulhamento e a escolta.

O patrulhamento no GTM é  responsabilidade do GETEM (Grupo Especial Tático em Motopatrulhamento) podendo somente fazer parte desse grupo os policiais que possuem o CATEM.
Realiza o patrulhamento composto de 3 motocicletas e 4 motociclistas, tendo uma moto com um policial na garupa, portanto fuzil, responsável pela segurança da equipe. 
O GETEM atua no patrulhamento com motosYamaha modelo XT 660 cc.

A escolta de valores da Casa da Moeda do Brasil é uma missão histórica, desenvolvida pelo Batalhão de Polícia de Choque à décadas, com uma tropa altamente especializada e experiente e também ultiliza as Yamahas XT 660 cc.

O pelotão de escolta faz a escolta de autoridades, também conhecida como “escolta de dignitários”. Essa missão é executada quase que diariamente devido o Rio de Janeiro ser uma cidade no qual a maioria das autoridades estrangeiras quando chegam ao país, desejam visitar.
Realiza missões de escolta de presidentes, chefes de governo, primeiros ministros, diplomatas, delegações estrangeiras em visita oficial e personalidades e para estas missões são ultilizadas as Harley Davidson Road King Police (1690 cc),Yamaha XJ6 (600 cc) e em teste a Honda Transalp (700 cc).

7 comentários:

  1. ola amigo, sou um admirador da policia e principalmente a do rio de janeiro, e adoro motos. gostaria de ver um video do grupamento com a xt 660. se vc poder me enviar agradeço. veja meu blog. duasrodaspi@blogsport.com.br email: redburguerpi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. os batedores são homens que batem o terreno, a fim de proporcionar segurança ao comboio que progride à retaguarda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho e ser um cavaleiro de aço,gostaria de saber como fazer!

      Desde já obrigado vocês são nossos Guerreiros

      Excluir
  3. o sangue de um batedor sempre pulsará nas minhas veias cefomes 2003 eu estava lá

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por seu blog muito show e com orgulho que também tenho o breve do cfomes na farda Grande Abraço Sgt Moreira de seu Amigo Sgt Claudio mecânico

    ResponderExcluir
  5. Queria saber como é o procedimento pra entrar no catem

    ResponderExcluir
  6. ola pessoal sou gcm do rio grande do sul possuimos apenas duas motos, n nos deram curso para abordagem de motos, nosso comando so esta nos mandando de moto para poupar outras viaturas, vc tem algum video alguma normativa que me ajude a contestar, que no minimo 4 mocicleta e tais proficionais treinados

    ResponderExcluir