A primeira fábrica
de motocicletas surgiu em 1894, na Alemanha, e se chamava Hildebrandt &
Wolfmüller. No ano seguinte construíram a fábrica Stern e em 1896 apareceram
a Bougery, na França, e a Excelsior, na Inglaterra.
No início do século XX já
existiam cerca de 43 fábricas espalhadas pela Europa. Muitas indústrias
pequenas surgiram desde então e, já em 1910, existiam 394 empresas do ramo no
mundo, 208 delas na Inglaterra. A maioria fechou por não resistir à concorrência.
Neckarsülm alemã de 1906, a motocicleta mais antiga na exposição do Museu Histórico Nacional |
Nos Estados Unidos as primeiras fábricas - Columbia, Orient e Minneapolis -
surgiram em 1900, chegando a 20 empresas em 1910.
Tamanha era a concorrência que fabricantes do mundo inteiro começaram a introduzir inovações e aperfeiçoamentos, cada um deles tentando ser mais original. Estavam disponíveis motores de um a cinco cilindros, de dois a quatro tempos.
Tamanha era a concorrência que fabricantes do mundo inteiro começaram a introduzir inovações e aperfeiçoamentos, cada um deles tentando ser mais original. Estavam disponíveis motores de um a cinco cilindros, de dois a quatro tempos.
As suspensões foram aperfeiçoadas para oferecer maior conforto e
segurança. A fábrica alemã NSU já oferecia, em 1914, a suspensão traseira
do tipo monochoque (usado até hoje).
A Minneapollis inventou um sistema de
suspensão dianteira que se generalizou na década de 50 e continua sendo usada,
hoje mais aperfeiçoada. Mas a moto mais confortável existente em 1914 e
durante toda a década era a Indian de 998cm3 que possuía braços oscilantes na
suspensão traseira e partida elétrica, um requinte que só foi adotado pelas
outras marcas recentemente.
Em 1923 a motocicleta inglesa Douglas já utilizava
os freios a disco em provas de velocidade. Porém, foi nos motores que se
observou a maior evolução, a tecnologia alcançando níveis jamais imaginados.
Apenas como comparação, seriam necessários mais de 260 motores iguais ao da
primeira motocicleta para se obter uma potência equivalente a uma moto moderna
de mil cilindradas.
Após a Segunda Grande Guerra, observou-se a invasão
progressiva das máquina japonesas no mercado mundial. Fabricando motos com alta
tecnologia, design moderno, motor potente e leve, confortáveis e baratas, o Japão
causou o fechamento de fábricas no mundo inteiro. Nos EUA só restou a
tradicional Harley-Davidson. Mas hoje o mercado está equilibrado e com espaço
para todo mundo.
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