LOUCOS POR MOTOS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

A ORIGEM DO MOTOCICLISTA MILITAR AEROTERRESTRE.

                     Em 29 Jul 81, a proposta para ativação do 1º Esquadrão de Cavalaria Pára-quedista foi assinada e remetida ao EME. Depois de analisada e aprovada, a Unidade foi criada através da Port nº 077 EME-Res, de 21 Dez 81, possuindo motocicletas em seu QDM desde a sua criação.
                     Em 1982, o Esquadrão já realizava testes com motocicletas a fim de determinar o material mais apropriado para as atividades aeroterrestres. Em matéria publicada no jornal O Globo, de 01 Ago 82, o novo veículo de combate da Brigada de Infantaria Pára-quedista, uma motocicleta de 125 cc, era duramente testada em pistas de motocross.
                     Neste mesmo ano, Of e Sgt possuidores do curso de Mestre de Salto, iniciaram os testes na Área de Estágios a fim de realizar o lançamento do novo material. Os primeiros lançamentos ocorreram ainda no ano de 1982 e a partir daí, as técnicas de preparação e lançamento sofreram alguns aperfeiçoamentos.
(Lançamento de uma motocicleta do Esqd na ZL de Afonsos )
                      Depois de vários testes, com realização de lançamentos em operações nos mais diversos rincões do Brasil, a motocicleta YAMAHA DT 200R foi escolhida para equipar o Esquadrão. Em 1995, a Unidade recebeu 12 (doze) motocicletas que passaram a mobiliar os dois Pelotões de Cavalaria Pára-quedista.
                      O emprego da Cavalaria Pára-quedista tanto em missões aeroterrestres como em missões de GLO, passou a ser distinguido pela utilização de suas motocicletas que constituem o Grupo de Exploradores do Pel C Pqdt.
                      Nas apresentações da FT SANTOS DUMONT, o Esqd sempre foi objeto da curiosidade de diversas comitivas estrangeiras, sendo alvo de muitos questionamentos e elogios ao pacote AM-1, idealizado e montado para o lançamento das motocicletas individualmente.

 
(Motocicleta do Esqd preparada para o lançamento em uma FT Santos Dumont)   
                      A doutrina do emprego de motos em operações aeroterrestres e nas operações de cavalaria tem sido desenvolvida através dos anos pelos integrantes do Esqd, que montaram um Programa Padrão para balizar a instrução dos motociclistas militares aqui formados.
                      Alguns militares da Unidade realizaram cursos em OM que utilizam motos, a fim de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Foram realizados cursos e estágios nas seguintes OM: Curso de Motociclista Militar de Combate da 12ª Bda Inf L (Amv) e Estágio de Motociclista Militar (BATEDOR) no 1º BG.

(Estágio de Motociclista Militar de Combate no ano de 1999 em Lorena -SP)  
                      O Esqd ministra o estágio interno para Of e Sgt recém chegados, possuidores da habilitação nacional de trânsito Cat A, para que os mesmos possam ter condições de desempenhar as funções de instrutores e monitores dos Cb e Sd que serão qualificados motociclistas militares. Em contrapartida, nas OM de Polícia e de Guarda, assim como na Bda Aeromóvel, cuja criação é bem mais recente que a de nossa Grande Unidade e desta OM, funcionam Estágios de Motociclistas Militares autorizados pelos respectivos C Mil A.
                      Em função do exposto, o 1º Esqd C Pqdt, com o objetivo de aprimorar o estágio interno que já vinha sendo feito nesta OM, seguindo as orientações contidas nas Normas para Elaboração e Revisão de Currículos (NERC), confeccionou um Programa de Estágio para que o mesmo fosse autorizado a funcionar na modalidade de Estágio de Área, sem ônus para o CML, valorizando desta forma particularmente nossos Oficias e Sargentos, bem como os de outras OM Pqdt e de Op Esp que possuem motos em seus QDM (36º Pel PE Pqdt, 21ª Bia A AAe Pqdt e CIOpEsp).
                     Os oficiais e sargentos participantes do estágio são selecionados, priorizando-se aqueles que desempenham as funções de instrutores e monitores na qualificação dos cabos e soldados motociclistas, havendo a possibilidade de oferecer vagas para outras OM pára-quedistas que possuam motocicletas em seus QDM.
                     Após ter sido aprovada a referida proposta, em 2005 foi realizado um estágio piloto, adaptando-se o estágio interno que já é realizado anualmente na OM.
No prosseguimento, como previsto na proposta de inclusão do estágio no PGI da Bda Inf Pqdt, o estágio é realizado em duas oportunidades, uma em cada semestre.

(Estágio de Motociclista Militar Aeroterrestre 2005)
     
“Do cavalo ao avião para cumprir qualquer missão!”
     
                        BRASIL ACIMA DE TUDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário